Skip to main content

A Kriptonita do Desenvolvedor Web

O Internet Explorer 6 é cada vez menos utilizado, mas ainda é a kriptonita dos desenvolvedores web devido a falta de compatibilidade com os padrões da internet


O navegador Internet Explorer 6 vem sendo cada vez menos utilizado, mas ainda é a kriptonita dos desenvolvedores web devido a falta de compatibilidade com os padrões da internet e da W3C.

O ie6 é tão "amado" pelos desenvolvedores web que há diversas campanhas para a morte do ie6, como o site http://deathtoie6.com/, isso faz com que muitos sites insiram scripts para não suportar o ie6 e recomendar o usuário atualizar seu navegador.

Já trabalhei muito com o ie6 e é complicado construir sites padronizados com o W3C e ao mesmo tempo compatível com o ie6, mas tenho que admitir, há maneiras (mágicas e sem sentido) de corrigir os problemas com o ie6 utilizando padrões W3C, mas também admito que a paciência tem limite e muitas vezes recorremos aos famosos hacks/fixes (algo do tipo "_padding:" ou até mesmo scripts). Veja como um desenvolvedor pode ficar após fazer a compatibilidade com o ie6:

IE6: A Kriptonita do Desenvolvedor Web
kriptonita ie6

O sonho de todo desenvolvedor web é que o cliente solicite um site e diga: "Não quero compatibilidade com navegadores antigos como o ie6". Se isso ocorrer, sou capaz de ouvir uma voz: "Oohhh". É claro que também precisamos verificar o ambiente do cliente, pois às vezes não tem jeito. Veja um exemplo fictício e que não pode ser confundido com a realidade :-)

Cliente: Queremos suporte ao ie6 através do site. O site vai ter um monte de JavaScript, elementos dinâmicos, imagens PNG transparentes, etc. ok?

Você: [Enviar mensagens de ódio para a equipe IE6 na Microsoft] Bom, o IE6 é realmente um navegador desatualizado que tem falhas de segurança, um mecanismo de renderização muito pobre e pouquíssimos usuários lá fora o utilizam. Eu recomendo não dar suporte ao ie6, podemos por uma barrinha para o usuário atualizar o navegador, o que acha?

Cliente: Eu mencionei que temos serviços de uma grande indústria de restaurantes e a maioria de seus terminais ainda rodam o IE6?

Você: [Criar um vírus para acabar com todos os computadores que tenham ie6] Ok, vou ter que aumentar o prazo de entrega.

Cliente: Infelizmente não poderemos adiar o prazo.

Você: [Comprar cerveja ou refrigerante e guloseimas para as madrugadas]

É bom citar que os gerentes de projetos quando vendem sites devem ter em mente essas e outras diversas dificuldades (não apenas em relação ao ie6, mas do ambiente web como um todo), portanto, ele deve conhecer sobre tecnologia web ou levar pessoas que possam ajudá-lo junto ao cliente.

Não estou querendo que não façam o que cliente pede, mas é necessário verificar realmente o que ele precisa e oferecer melhores produtos e boas práticas de mercado. Uma boa comunicação com o cliente com certeza ajudará bastante, mas isso já está caminhando para outros assuntos que poderemos ver em outros artigos.

Abraço! :-)

publicado por Mauricio Hernaski